É época de Fundi…

Com a chegada do frio, muitos casais sobem a serra e vão se deliciar com as casas de fundi de Gramado e Canela. Mas alguns empecilhos podem atrapalhar na hora da decisão de ir comer um fundi. Primeiro o valor, que pode chagar tranqüilamente a R$100,00 o casal com uma garrafa de vinho, depois as filas e a espera, o cheiro de gordura que ficamos depois de uma seção de fundi, ou a garrafa de vinho que não nos permite voltar para casa dirigindo e temos que optar em gastar mais algum dinheiro ou então não beber bebida alcoólica e por fim a qualidade dos fundis, que muitas vezes pode não ser o que estamos esperando.

Bom, pensando em tudo isso vou colocar duas receitas de fundi para se fazer em casa, onde podemos beber um bom vinho e comer um ótimo fundi sem gastar muito. Claro que não postarei uma receita de fundi de carnes, nem frito nem na pedra, a casa ficaria por uns 3 anos com cheiro de gordura, então as duas que vou colocar são de queijo e de chocolate.

Primeiro um pouco de cultura fundi de verdade só existe um, e é de queijo, há anos atrás os camponeses suíços que criavam ovelhas, tinham que levar as mesmas para pastar nas montanhas e para suas refeições levavam queijo, pão e vinho, alimentos que não estragam com o tempo, mas, o queijo endurece, o pão também e o vinho começava a acabar, então para aproveitar todos estes alimentos, os suíços derretiam o queijo com um pouco de vinho para poder molhar o pão e aproveitar estes alimentos.

A primeira receita deve ser a de fundi de queijo, é simples de executar, e devemos observar somente os queijos que devem ser fundidos.

Queijo Gruyere                               120 gramas

Queijo Emental                               120 gramas

Queijo Parmesão                           50 gramas

Vinho branco                                 120 ml

Sal e pimenta                                 a gosto

Modo de preparo

Ralar todos os queijos no ralo grosso, derreter em uma panela de fundo grosso, com o vinho branco adicionando um pouco de sal e pimenta se necessário, o parmesão deve servir como sal ao fundi.

Os acompanhamentos para o fundi podem ser de pão, claro, se não tem pão velho faça com pão italiano que é mais consistente, batatas pequenas, com casca mesmo, cenouras, goiabada e o meu preferido, pinhão.

A segunda receita é de fundi de chocolate que pode ser acompanhade de frutas, bolachas e outros alimentos que você julgar atraente.

Chocolate meio amargo               120 gramas

Chocolate ao leite                          120 gramas

Creme de leite                                 200 ml

Modo de preparo

Com ajuda de uma faca bem afiada pique os chocolates bem finamente. Derreta um pouco no micro ondas, mexa e coloque na panela que será servida. Coloque no fogo e adicione o creme de leite, mexa até derreter completamente o chocolate e sirva imediatamente. Muito cuidado para não queimar o chocolate.

É possível utilizar somente o chocolate meio amargo se desejar.

Um belo casal de vinhos Casa Valduga acompanha esta refeição perfeitamente. Um Merlot para o fundi de queijo e um espumante Brut acompanha o de chocolate. Não recomendo um espumante muito doce, pois o ácido do espumante Brut ajuda a harmonizar com a gordura do chocolate.

Espero que gostem.

Chef Du.

Anúncios

2 respostas para “É época de Fundi…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: