Wine Day Lovara

Caros, neste último dia 26/03/2011, participei de um curso chamado de Wine Day, ministrado pela Escola do Vinho da Miolo Wine Group, que ocorreu em uma das vinícolas do grupo, a vinícola Lovara. Situada em um belo local de Bento Gonçalves, fazendo parte do roteiro do Caminhos de Pedra. A Lovara possui uma ótima estrutura alinhada a boas técnicas de fabricação do vinho. Produzem atualmente 4 vinhos:

Chardonnay: muito refrescante e agradável com notas frutadas e florais.

Merlot: frutado e sem passar por carvalho, resultando em um vinho muito agradável.

Cabernet Sauvignon: também sem passagem pelo carvalho, mas com boa intensidade e um bom corpo.

Gran Lovara: este corte de cabernet sauvignon, merlot e tannat com passagem de 12 meses por carvalho Francês e Americano, possui um bom corpo com notas de chocolate e canela, aromas elegantes e uma cor intensa. Possivelmente tem sustentação para guarda, que recomendo.

E o curso? Basicamente o curso é uma imersão no processo de fabricação do vinho, neste caso somente o tinto. Abaixo, seguem algumas imagens e comentários do que foi visto neste dia.

Tudo começa na colheita das uvas, que na Lovara recebem seleção já no momento da colheita.

Para conseguir um desconto, tive que ajudar nos processos.

Em seguida, rapidamente as uvas são levadas a uma segunda seleção, esta manual.

Mais uma vez, trabalhando para ganhar umas garrafinhas.

Desta esteira os cachos vão para uma máquina chamada “desengaçadora”, que faz de uma forma mecanizada, a remoção das uvas dos cachos, sem romper a casca da uva. Isso é fundamental para a maceração, caso o liquido entre em contato com a parte interna da uva, alguns sabores indesejados podem aparecer no vinho.

Abaixo desta máquina tem um reservatório com as uvas, de preferência intactas, junto com seu suco, que recebe o nome de mosto.

Este reservatório é erguido até os tanques fermentadores e por gravidade recebem as uvas com seu suco.

Uma vez dentro destes tanques, a temperatura é controlada para permanecer em 8°C e assim, fica por cerca de 4 a 6 dias. Este processo é chamado de maceração e por ser em baixa temperatura é chamado de crio-maceração. Durante a maceração ocorre a extração de cor e sabor da uva. A temperatura é controlada para que a fermentação não inicie.

A pós a maceração é adicionado o fermento e inicia-se a elaboração propriamente do vinho, passando por remontagem, prensa para extrair o suco das cascas, transformações dos ácidos, barricas de carvalho, se for o caso, garrafas e por fim, a nossa mesa.

Além de toda esta parte técnica, fomos agraciados com uma degustação dos vinhos da Lovara, já citados e uma degustação do mosto em várias etapas da fabricação do vinho.

Quem conduziu a degustação foi o Adriano Miolo, um dos grandes responsáveis pela modernização das vinícolas na região de Bento Gonçalves.

A mais difícil das tarefas, mas como sempre executei por completo.

Por fim, um ótimo almoço, com galeto, massa carbonara, risoto, filé, tudo muito bem preparado e servido, ao fim uma sobremesa que é uma re-leitura do tradicional sagu com creme, uma pêra no vinho com uma calda de vinho muito parecida com a calda do sagu e uma torta de sorvete de creme, espetáculo.

Para acompanhar alguns belos rótulos dos vinhos Lovara e Miolo.

Mas a cereja no topo do bolo estava por vir, como se tratava da primeira turma de Wine Day da Lovara, conseguimos uma exceção. Foram abertas 6 garrafas de um Gran Reserva da Lovara, safra 1999, guardado na casa da nona somente para ocasiões especiais e concursos. Vinho muito complexo, estruturado e elegante, só tomando para entender.

Duas gerações dos Benedetti mostrando sua relíquia.

Por fim a história da mesa contada com taças.

Para quem quiser realizar o Wine Day, ou qualquer outro curso, degustação, etc da Escola do Vinho da Miolo, acesse o link abaixo e aprveite.

http://www.miolo.com.br/cursos/

Quem tem interesse em realizar um dos curso, eu digo que vale a pena.

Abraços.

Chef Du.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: