Sushi, onde ir?

Essa é para aqueles que gostam de um peixe cru.

A aproximadamente 5 anos, alguns colegas de empresa e eu, fizemos um curso prático de confecção de sushi. Confesso que não era um amante dessa gastronomia, para piorar a situação, minha esposa comeu um sushi mal feito e nunca mais quis provar, mas como era o sushi que eu fiz ela decidiu arriscar novamente. Pronto, a partir desse momento ela adorou e passamos a freqüentar restaurantes japoneses e sushi bar, além é claro de preparar em casa e em alguns eventos.

Após estes 5 anos com alguns aprimoramentos na técnica de produção de sushi, decidi escrever um post sobre esta gastronomia que está em alta. Então, segue uma lista de alguns restaurantes que já tivemos a oportunidade de conhecer.

Também colocarei minha impressão pessoal de cada um, ajudando a escolher onde comer  essa deliciosa e saudável gastronomia.

Shisso Sushibar e Restaurante (São Leopoldo)

http://www.shisso.com.br/

Um dos mais tradicionais do Vale dos Sinos, ambiente agradável, boa variedade de pratos quentes. Não possui Buffet nos finais de semana e os valores são um pouco salgados. O interessante é que possui um curso de sushi e outro para pratos quentes, quem estiver interessado pode acessar o site.

Sushi Dai Zen (Novo Hamburgo)

http://www.sushidaizen.com.br/site/

Conhecido sushi de Novo Hamburgo, boas opções de sushis e um ambiente muito tradicional, tornam esse lugar diferente dos demais.

Hai Sushi Lounge Bar (Novo Hamburgo)

http://www.haisushiloungebar.com.br/

Um local onde, na minha opinião, possui o melhor sushi da região e o seu ambiente moderno e clean tornam o local harmônico.

Takeshi Temakeria e Sushi Bar (Novo Hamburgo)

http://www.takeshi-nh.com.br/

Bom sushi, tanto do Buffet quanto à la carte, porém local muito movimentado e um tanto quanto estressante.

Niigata Sushibar (São Leopoldo)

http://www.niigatasushibar.com.br/

Boa opção de Buffet em São Leopoldo, ambiente OK, fácil localização e um bom atendimento.

Dado Bier Restaurantes (Porto Alegre)

http://www.dadobier.com.br/

Parece estranho comer sushi no Dado, mas é possível e não é ruim. O Dado tem um sushiman que é responsável só por fazer sushi, dando qualidade ao mesmo. Outro ponto forte é que se pode comer sushi ao meio dia, praticamente todos não abrem ao meio dia.

Daimu Cozinha Japonesa (Porto Alegre)

http://www.daimu.com.br/

Na minha opinião o local perfeito. Não sou muito fã de Buffet, gosto de pedir à la carte e este restaurante aberto por 2 famílias japonesas, tem um sistema de menu degustação para os pratos quentes e o sushi e sashimi são apenas à la carte, por sinal muito bem feito e mais alto que a maioria. Atendimento excelente e o restaurante fica em uma casa antiga em uma rua perpendicular a padre chagas, um espetáculo.

Takedo (Porto Alegre)

http://www.takedo.com.br/

Famoso sushi de Porto Alegre, maravilhosos pratos quentes e uma carta de vinhos excepcional são os diferenciais do local. Porém na minha modesta opinião o sushi não é bom, por um motivo básico, muitas pessoas. Assim o sushi deve ser feito em grandes quantidades e em pouco tempo, pecando na qualidade. O atendimento não foi bom como em todos os outros locais, restaurantes deste tipo devem instruir seus garçons a explicar como a casa funciona e o que são os pratos, pois nem todos sabem sobre a gastronomia oriental. E para piorar a situação, o valor da conta foi muito alto, praticamente o valor por pessoa foi o valor do casal nos outros restaurantes que já fomos. Mas, é um dos mais famosos de Porto Alegre.

Planeta sushi (Porto Seguro)

Facebook

Este sushibar foi uma maravilhosa descoberta que fizemos quando fomos a Porto Seguro. Ótimo sushi, belo ambiente e fora da passarela do álcool, e assim, fora dos garçons chatos te puxando para dentro do restaurante. É uma ótima opção para quem quer fugir da gastronomia local, mas continuar a comer peixe de boa procedência. Fica a dica, sushi é um prato que normalmente é feito em locais limpos e com produtos frescos, e na maioria dos casos podemos ver a confecção dos mesmos.

Bom, estes 9 restaurantes da gastronomia Japonesa ilustram bem o que temos de opções e estilos. Claro que existem outros, mas são os que decidi colocar como exemplo.

Caso alguém tenha alguma sugestão de lugar é só comentar que faço um esforço para conhecer.

Arigato!

Chef Du.

Anúncios

6 respostas para “Sushi, onde ir?

  • Minimin

    Tchê, nao sei se é um desses que tu mencioneste. Dias desses vi uma reportagem no Patrola de uma espécie de restaurante Oriental em Porto Alegre no estilo Drive thru.

    (Y) Like this post. Acho que até hoje só experimentei um Sashimi hehehe..

    Abraço.

    • Chef Du

      Não, não cheguei a comentar esse, o nome é Sushi Drive e o da Nilo Peçanha é que tem a opção de drive thru.
      É uma proposta diferente, sai um pouco do tradicional e fica muito americanizado.
      Sou partidário da Slow Food e não da Fast Food.
      Um dia ainda vou escrever sobre isso.
      Obrigado.
      Chef Du.

  • Marceli

    Olá. Estou interessada em fazer curso de culinária oriental em Porto Alegre ou região. Sabes me informar onde encontro? Grata!

    • Chef Du

      Olá, obrigado pelo acesso.
      Na região do Vale do Rio dos Sinos, tem o Shisso em São Leopoldo que tem cursos regulares. http://www.shisso.com.br/
      Já em Porto Alegre tem o Prof. Maguil Tadashi Korogui, que deu aula na Unisinos como professor convidado e tem um restaurante em POA. Não sei se ele está dando aulas regularmente, mas podes perguntar pelo e-mail maguilt@terra.com.br.
      Espero ter ajudado.
      Obrigado.
      Chef Du.

  • Fabiana

    Quando estiveres no Rio, vá ao Nik Sushi. Vale a pena! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: